Quando os pequenos lábios vaginais são exuberantes, aumentados de tamanho ou redundantes, tendem e se exteriorizar tornando-se mais espessos, rugosos, com coloração escurecida (amarronada). Algumas mulheres procuram a cirurgia com finalidade estética, porém, outras podem se queixar de dor e dificuldade de penetração durante a relação sexual.

A cirurgia para diminuí-los é chamada de Ninfoplastia, consiste na ressecção do excedente de pele. A anestesia é local associada à sedação, realizada sempre em ambiente hospitalar, com a presença de médico anestesista. A paciente recebe alta, normalmente, no mesmo dia; retorna às suas atividades diárias em 48 a 72 horas; as relações sexuais podem ser praticadas após 25 dias.

A limpeza com soro fisiológico ou mesmo durante o banho, com sabonete íntimo vaginal, deve ser diária. São utilizados fios absorvíveis e, normalmente, não há necessidade de retirá-los. Os riscos são estaticamente baixos e incluem: infecção, sangramentos, dor leve a moderada e edema leve.


© 2011 Dr. Lincoln Graça Neto. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: