É o desenvolvimento anormal de tecido mamário (glândula e tecido gorduroso) em homens. São causas de ginecomastia: puberdade (temporária), alcoolismo, uso de drogas (espironolactonas, cimetidina, alguns antidepressivos, maconha, por exemplo), aumento do hormônio estrogênio (feminino), aumento do hormônio testosterona (masculino), esteróides anabolizantes. A principal causa é de etiologia desconhecida! Ela pode ser uni ou bilateral.

Na maioria das vezes é tratada através da associação da lipoaspiração com ressecção do tecido glandular mamário através de incisão peri-areolar. Para alguns casos pode-se optar por uma das técnicas isoladamente e, menos freqüentemente, ressecções ampliadas através de cicatrizes maiores.

O exame pré-operatório inclui mamografia e/ou ecografia mamária e avaliação endocrinológica (hormonal). Em alguns associa-se a avaliação de um mastologista, alem de todos os demais exames pré-operatórios.

Tipo de anestesia: geral, local com sedação ou peridural

Período de recuperação:

1 – Edema por aproximadamente 60 a 90 dias
2 – Regressão progressiva do edema
3 – Uso de malha elástica (modelador) por aproximadamente 60 dias
4 – Necessidade de drenagem linfática com profissional especializado
5 - Clareamento da cicatriz após 6 a 12 meses
6 – Proteção do sol por 3 meses

Riscos:

1 – Infecção
2 – Sangramento
3 – Seroma
4 – Fumantes devem abolir o hábito 30 dias antes da cirurgia, o cigarro aumenta os riscos de complicação em qualquer cirurgia incluindo a cicatrização.
5 – Deiscência de sutura
6 – Irregularidades na pele

© 2011 Dr. Lincoln Graça Neto. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: